design de identidade e imagem corporativa





Acabou de ser publicado uma pequena gota de água no deserto da publicação sobre design em Portugal, trata-se do livro Design de Identidade e Imagem Corporativa de Daniel Raposo, publicado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O livro encontra-se disponível mediante encomenda (fazendo referència ao nome do livro, número de exemplares e o vosso nome/morada) ao instituto para esart[at]esart.ipcb.pt, e custa 10€ mais portes do envio à cobrança. Aconselhamos a compra por duas razões, a primeira por se tratar de um bom livro a um bom preço e a segunda, para incentivar a continuação e sucesso destes projectos editoriais, de forma a termos finalmente escrita sobre o tema actualizada e em português.

PS: Aproveitamos também para anunciar que está para breve a inauguração de uma rubrica acerca de recomendações de leitura, por parte de cada um dos bloggers...

4 comentários:

  1. O pedido já foi colocado na meia do Pai Natal :D

    Quanto às recomendações são sempre bem vindas e julgo ser do interesse de todos aqueles que visitam o Ophiusa :)

    Ah e já agora...

    Feliz Natal para todos vós!

    ResponderEliminar
  2. Já está a caminho.

    Aproveito para dar os parabéns a este espaço, desde que o descobri que o visito diariamente. Apesar de ainda ser um pouco dummie nesta historia das artes criativas, comunicação e afins, dou-me como voluntário para vos ajudar no que precisarem.

    Sugestões: juntem a este espaço conteúdos áudio visuais como Curtas, animações 3D , showreels, etc. Há por ai muito boa coisa feita em PT que ninguém sonha que existe. Poderiam usar o Vimeo, para colocar videos HD por exemplo.

    Já vos adicionei no twitter e Facebook, mas sinceramente acho que deviam criar uma conta no hi5 e MySpace, que não são os melhores mas são os que movimentam mais gente. Neste momento é o que este projecto precisa, visibilidade. No entanto em qualquer um deles sugiro que sejam activos e interactivos, é essa a mais valia das redes sociais.

    Outro aspecto interessante e que ainda não existe em PT era colaborar com escolas profissionais e faculdades e expor os melhores trabalhos dos alunos. Podia-se dedicar uma parcela deste projecto aos jovens criativos que ainda estão em formação, como é o meu caso lol

    Vou continuando a aparecer e a opinar.

    Abraço e continuem com o bom trabalho !

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    De facto há muito material português a "voar às cegas" na net, no entanto como somos 2 a trabalhar nisto voluntariamente e no tempo-livre há um limite para o que conseguimos ser nós a descobrir. Seja como for à partida só ainda não colocámos nenhum vídeo porque nenhum artigo o tinha ou justificava (noutros blogs da mesma equipa já utilizámos), mas nunca seríamos nós (nesta fase) a fazer o hosting dos materiais porque senão ao fim do dia não tínhamos mãos a medir com o trabalho.

    Sobre hi5, não sei qual é a opinião do Rafael mas para mim que já tive um perfil é basicamente um site de engates LOOOLLOLOL Deve ter a sua parte séria e agora ainda mais mas não é esse o nosso target, aliás, só fizemos um facebook porque há uma grande aderência dos criativos ao mesmo, principalmente por ser mais sério e fechado, mas porque tem um bom design, ao contrário dos irmãos. MySpace, ando a pensar nisso mas ainda não arranjei tempo, e é essa a nossa maior limitação (não interessa muito ter páginas nos ditos só para serem bookmarks).

    Quanto à ideia de um showcase, o nosso objectivo com este projecto é criar um site "2.0" (como está na moda dizer), em que todos os criativos se possa registar e criar os seus portfolios. Aquilo que faremos é dividir por amador, semi-pro e pro, ou outras categorias relevantes mas no âmago do projecto a ideia é não favorecer nenhum grupo etário em especial.

    O Rafael também se está a licenciar, eu sou recém-licenciado e nenhum de nós os dois acha que mereçamos mais exposição que profissionais estabelecidos, ou vice-versa. Além do mais escolher os melhores trabalhos normalmente está nas mãos dos docentes das escolas e pode ser pouco transparente, por isso, da nossa parte o que fazemos de momento é adicionar o link de um site ou blogue e no futuro (não sabemos em que time frame) dar as mesmas oportunidades de exposição e networking a todos ;)

    A minha contra-sugestão é fazeres pressing para a tua faculdade/escola fazer esse trabalho, a FBAUL por exemplo já mostra portfolios de alunos no site.

    Mas vou pensar nisso e falar com o Rafael para vermos se faz sentido nesta altura do campeonato puxarmos mais os galões ;)

    Seja como for obrigado Alexandre ;)

    Ah e não te esqueças que mais do que ter uma página em todas as redes sociais que existem, o word of mouth (ou o word of blog/comment/im) é a melhor publicidade que se pode ter. :D

    ResponderEliminar
  4. Oi,

    Quanto ao hi5, nesse aspecto dou-te razão.

    Infelizmente a minha escola tem graves problemas de logística. Qualquer mudança é um autentico AVC para aquela gente. No entanto estou a desenvolver um projecto que inclui um portfólio da escola com os trabalhos dos alunos. Nele gostava de criar interactividade entre a escola e o meio criativo por este ser bastante importante para a nossa área (estou no ultimo ano do curso de Marketing Publicidade e Relações Publicas na EPCI em lisboa , http://www.epci.online.pt/ , já agora podem acrescentar ai a vossa lista "Formação" ).

    A ideia que tenho é que o que aprendemos nos nossos cursos nunca é suficiente e este tipo de comunidades é importantíssimo porque através dos posts, comments e links que se descobrem vai-se visitar outros spots, e nesses a mesma coisa. Quando damos por nós, temos uma quantidade incrível de informação que jamais conseguiríamos ter na escola.


    Entretanto já falei deste espaço a um numero razoável de amigos e pus o link no meu blog. Amanha divulgo la na escola ;)

    Abraço

    ResponderEliminar